SIND-UEA, DCE e Governo do Estado realizam reunião

Hoje, 17/11/2015, ocorreu reunião do SIND-UEA, DCE, represetantes docentes e discentes, com: o Governandor do Estado do Amazonas, José Melo; o Secretário da Casa Civil, Raul Zaidan; o Secretário da Fazenda, Afonso Lobo;  e a Reitoria da UEA.

A Presidente do SIND-UEA, Profª Lúcia Puga, manifestou a preocupação em relação à sustentabilidade da UEA, ou seja, quais as decisões que estão sendo tomadas hoje para o crescimento da Universidade e que de alguma maneira estão comprometendo o que já existe em andamento. Segundo a Presidente, a consolidação da Universidade se dá pelo fortalecimento dos Cursos Regulares de Graduação e Pós, sem abrir mão da pesquisa e da extensão. É necessário o fortalecimento das Escolas e Centros, assim como a valorização de professores e servidores, pois estes são a base da Universidade. O Cumprimento do PCCR é parte dessa sustentabilidade da Universidade e a realização desta reunião é um importante momento para que sejam revistas as prioridades.

O Governador do Estado, José Melo, esteve presente por alguns minutos na reunião e afirmou o interesse em colocar mais recursos na UEA, pois acredita que a Universidade deve preparar pessoas para o estudo científico da Região, criando uma massa crítica voltada para a formulação de alternativas de desenvolvimento.

Confira a Pauta da Reunião:

Clique aqui e faça o download da pauta.

Em relação aos pontos elencados na pauta da reunião:

  1. Celeridade nas investigações da morte do Prof. José Aparecido Lima Dourado

Foi informado que as investigações estão em curso e que a Reitoria tem acompanhado detalhes que no momento não podem ser divulgados para que não haja comprometimento das mesmas.

  1. Cumprimento do PCCR

Novamente foi apresentado pelos membros do Governo a impossibilidade de cumprimento do PCCR por falta de recursos decorrente da queda de arrecadação e pela necessidade de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi pré-agendado entre o período do dia 1º a 10 de março de 2016 nova reunião entre o Sindicato e o Governo para apresentação de proposta de pagamento do aumento salarial e do dissídio.

  1. Pagamento das bolsas dos programas acadêmicos em atraso

Os pagamentos serão providenciados nos próximos dias.

  1. Reativação e nomeação do Conselho Curador com reorganização de sua estrutura, inserindo os representantes do Sindicato dos Docentes da UEA (SIND-UEA), do Sindicato dos Técnicos Administrativos e Diretório Central dos Estudantes (DCE) como “membros natos” (e a consequente supressão destas categorias como membros designados);
  2. Prestação de Contas aberta das despesas da UEA ao Conselho Curador, a partir de 2015
  3. Aprovação prévia pelo Conselho Curador do Orçamento Anual, começando pela aprovação do orçamento de 2016

Ficou acordado a realização de nova reunião na UEA,  na qual a Casa Civil se manifestará sobre a reativação do Conselho Curador e sua composição, pois é necessário a publicação de Decreto específico sobre o tema.

  1.  Manutenção e Ampliação de recursos para Gratificação de Produtividade Acadêmica

A gratificação de produtividade acadêmica está mantida para os que já a recebem, mas não há previsão para o lançamento de editais para novas solicitações.
Foi acordado uma próxima Reunião na Reitoria da UEA, até o final de novembro, com a participação da Casa Civil, outras Secretarias de Estado e a Gestão Superior da UEA, visando tratar dos demais pontos de pauta.

Destacamos que o SIND-UEA continua aberto às negociações com o Governo do Estado para cumprimento do PCCR e a elaboração de ações para o fortalecimento da Universidade do Estado do Amazonas.

SIND-UEA, por uma educação pública e de qualidade!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *